Já se perguntou como nossas vidas estão sendo impactadas pela tecnologia, da mobilidade aos relacionamentos, e daqui alguns anos? Em um futuro não tão distante surgirão novas profissões ligadas à róbotica e tecnologia, os carros não vão precisar de motoristas, os rôbos farão o serviço doméstico e a realidade virtual e a inteligência artificial estará presente em muitos processos, produtos, empreendimentos e lugares.

Pensando nessas possibilidades de evolução para o futuro a Sonae Sierra Brasil, empresa que administra o Passeio das Águas Shopping, criou o Shopping do Futuro em realidade virtual com o intuito de mostrar como será um empreendimento daqui 14 anos. Até 12 de maio o Gigante de Goiás recebe os totens virtuais disponíveis gratuitamente, uma grande oportunidade para os visitantes.

O tour em 2033, feito com o uso de óculos de realidade virtual, mostra um ambiente totalmente conectado, onde a experimentação, o entretenimento e o aproveitamento do tempo são destaque. Em um único local, o visitante pode comprar um tênis, fazer um check-up ou uma reunião de trabalho. A jornada é feita por Bem, um jovem que vai ao Shopping do Futuro resolver os compromissos do dia e jantar com a sua mãe para celebrar o aniversário dela.

Todas as interações são feitas em totens virtuais. As sacolas de compras, assim como o prato no restaurante, são entregues por drones. Ao fim, o visitante pode dançar em um show holográfico no meio de uma multidão e ainda controlar as luzes do local com o movimento dos braços.

Todo o passeio é guiado pela Lia, uma assistente virtual que coordena a agenda do personagem, além de disponibilizar demais informações sobre o tempo, avisar que o próximo compromisso está chegando ou verificar a pontuação do sistema de fidelidade do shopping.

“Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que está transformando fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Por isso, trazemos uma experiência diferente e divertida, prevendo uma realidade totalmente possível, pois utiliza de tecnologias já existentes para mostrar um futuro não muito distante. Estamos apenas extrapolando o real e prevendo espaços que entendem os novos consumidores e interagem com eles por meio de recursos digitais”, destaca Rommel Sena, gerente de Marketing do Passeio das Águas Shopping.

Essa não é a primeira novidade da empresa de olho no futuro. Desde 2011, a Sonae Sierra Brasil estuda o tema e, em 2013, lançou o Digital Experience, programa que visa melhorar a jornada do cliente dos shoppings centers por meio de inovação tecnológica, como serviços digitais e sociais, interatividade e experimentos indoor. Entre outras iniciativas estão o serviço dos Helpers, uma ferramenta para que os clientes realizem consultas, tirem dúvidas, façam reserva de produtos e recebam informações sobre os centros de compras e suas lojas, além de recomendações sobre serviços e compra de produtos, via WhatsApp.

Além disso, existem outras ações, como a plataforma Gerador de Presentes, um sistema que escolhe e personaliza uma lista de presentes de acordo com o perfil definido pelo usuário, nas campanhas sazonais. Todas essas opções já estão disponíveis no Passeio das Águas Shopping, para ter acesso, basta entrar no site do empreendimento https://www.passeiodasaguasshopping.com.br/.

Shopping do Futuro em realidade virtual

Data: Até 12 de maio

Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h

Local: Passeio das Águas Shopping