No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum e o que mais mata mulheres, segundo relatório “A situação do câncer de mama no Brasil” elaborado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e divulgado neste mês do Outubro Rosa. Conforme o Inca, a estimativa de incidência da doença no País para 2019 é de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% das neoplasias em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma.

Com o intuito de chamar atenção para esse grave problema, são várias as ações públicas ou privadas que integram a campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a população, em especial as mulheres, sobre a importância da prevenção. Em Goiânia, uma dessas ações começa nesta terça (15/10) e segue até o próximo dia 30 no Estação da Moda Shopping, na famosa Região da 44. O complexo de compras, que recebe mais de 300 mil visitantes por dia, a grande maioria de mulheres, recebe a Loja Rosa, um espaço montado pela  Associação dos Portadores de Câncer de Mama (APCAM). 

Durante 15 dias, o espaço cedido pelo shopping vai estar comercializando várias peças artesanais como bijuterias, utilidades domésticas, bolsas artesanais, almofadas, toalhas bordadas e outros itens, e tudo com um detalhe em comum, com cor ou em diferentes tons de rosa. A Loja Rosa estará funcionando  das 9h às 19h. De acordo com a presidente da APCAM, Evandra da Costa, os recursos arrecadados com a venda dos produtos serão revertidos para a manutenção dos projetos e ações da Associação, que fornece apoio e suporte a pessoas que estão em tratamento de câncer. 

Mas o espaço dedicado ao Outubro Rosa, além da comercialização dos itens de artesanato,  também será um ponto para conscientização sobre o câncer de mama e que também contará com uma extensa programação de atividades como orientações sobre diagnóstico, prevenção e tratamento do Câncer de Mama; orientação de como é feito o autoexame, oficinas de fisioterapia, dança do ventre, dicas de estilista de como usar lenços e turbantes para mulheres que estejam ou não em tratamento contra a doença. Durante o período terá o Passeio Ciclístico “Abrace essa causa” juntamente com o Go Ciclo. 

Além disso, em frente a Loja Rosa foi montado um espaço beleza, nele serão realizados atendimentos como psicológico e os corte de cabelo solidário para produção de perucas. A artista plástica Tatianny Leão fez uma doação para a ação pintando uma parede do espaço.

Para encerrar com estilo a ação especial do mês no shopping, terá um desfile da Miss APCAM, no qual somente pacientes em tratamento participam com intuito de exaltar a força e luta de cada participante. “O desfile foi criado para enaltecer o que elas são e como são, incentivando as pacientes a usar seu glamour. O Miss APCAM não evidencia a beleza física e sim carisma, dedicação, atenção, perseverança, porque cada uma tem sua história”, explica a presidente da entidade. 

Parceria

Para o superintendente do Estação da Moda Shopping, Marco Antônio Ferreira, a parceria é fundamental para a APCAM devido a importância de seu trabalho. Ele ainda avalia que o grande fluxo de pessoas que passam pelo local vai proporcionar maior visibilidade às ações da associação, principalmente no final de semana que o público é maior no Estação da Moda Shopping. “Novamente estamos sendo parceiros da Associação e estamos juntos para o bem comum das mulheres, que é a maioria do nosso público frequentador”, ressalta o superintendente.

Sem ajuda do governo, a Associação realiza atividades para angariar fundos para a entidade. “Essa parceria vai viabilizar a arrecadação de um valor maior para auxiliar nossos assistidos com compra de medicamentos, cestas básicas, balão de oxigênio, colchões d’água, muletas, perucas, cadeiras de rodas, próteses, vale transporte, exames de alto custo para as pacientes”, explica a presidente da APCAM, Evandra da Costa que lembra que a Associação é mantida totalmente com doações. Atualmente, a entidade atende a 1.400 pacientes, prestando algum tipo de assistência, desde fornecimento de medicamento a atendimento com psicólogo.

Fundada em 1999, a instituição sem fins lucrativos e não governamental vem apoiando diretamente vítimas de câncer em fase de tratamento. O objetivo é prestar assistência ao paciente em tratamento por câncer de mama e seus familiares, nos níveis bio-psico-sócio-espiritual, buscando contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida. 

 

Serviço: Loja Rosa para arrecadação de fundos para vítimas de câncer

Data: 15 a 31 de outubro

Horário: 9h às 19h

Local: Rua D-04 A,  loja 21 e 22, do  Estação da Moda Shopping