Para comemorar o aniversário de um dos mais renomados artistas plásticos goianos, Siron Franco, que completa 72 anos no próximo dia 25 de julho, a Época Galeria de Artes faz uma homenagem ao artista com algumas de suas obras (telas e gravuras) expostas na galeria.

E para isso convidou o design gráfico Santhiago Selon, artista visual e grafiteiro em sua própria definição, que ficará responsável por fazer uma vitrine especial onde as obras serão apresentadas. “Com traços geométricos limpos e fundo com cores neutras, a identidade visual de Selon se mostra como uma forma de aprimorar o relacionamento com a arte de Siron e mostrar o seu conceito, exaltando o que o artista aniversariante tem de melhor”, expõe a gerente comercial da Época Galeria de Arte, Cristiane Melo.

“Inovar é algo fundamental em qualquer setor. Para não ficarem desconexas, já que as obras são de décadas e fases diferentes, decidimos convidar um artista muralista e minimalista para fazer essa intervenção, o que resultou numa vitrine diferente”, assegura a proprietária da Época Galeria de Artes, Edna Martins. Segundo ela, a vitrine é uma ferramenta importante para chamar atenção dos clientes e o segredo por trás desse interesse está na emoção.

Tendo em mãos as obras que serão expostas, Selon separou cada uma delas seguindo a paleta de cores, entre alguns as mais sóbrias e outras mais vibrantes. “Dentro dessa diagramação na vitrine, pude dialogar a minha composição com a expografia do trabalho do Siron. Trabalhei com as cores vermelho, preto, azul e branco”, explica Selon.

Apesar de não conhecer Siron pessoalmente, Selon é um admirador do trabalho artista e participar da homenagem é um motivo de orgulho e realização.

Sobre Siron Franco

Em poucas linhas, Gessiron Alves Franco, mais conhecido como Siron Franco, (Goiás, 25 de julho de 1947) é um artista plástico brasileiro cuja obra é reconhecida no Brasil e no exterior. Como pintor, alcançou notável reconhecimento em sua participação na 12ª Bienal Nacional de São Paulo, em 1974, onde foi premiado como o melhor pintor do ano. Suas obras estão presentes nos mais importantes museus do Brasil, como Museu Nacional de Belas-Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP) e Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC).

Siron é pintor, desenhista e escultor. Passou sua infância e adolescência em Goiânia, tendo sua primeira orientação de pintura com D.J. Oliveira e Cleber Gouveia. Encontrou, além da grande ajuda dos pintores citados, o pintor Confaloni, o fundador da primeira escola de belas-artes de Goiânia e seu primeiro mentor. Seu método se baseava na observação e experimentação.

Para Siron “a arte tem a finalidade de tentar dias melhores para o homem”. Ele afirma: “eu tento, ao meu modo, testemunhar a minha época, o que faço é uma crônica subjetiva da época em que vivo”.

Dono de uma técnica impecável dá uma atmosfera dramática a seus quadros com a utilização de tons escuros, cinza e marrom. Com mais de 3 mil peças criadas, além de instalações e interferências, teve sua obra representada em mais de uma centena de coletivas em todo o mundo, incluindo os mais importantes salões e bienais.

Sobre Santhiago Selon

Natural de Catalão (GO), Santhiago Selon, que nasceu em 1985, vive e trabalha atualmente na capital goiana. É bacharel em Design Gráfico pela PUC Goiás com Pós­graduação em Artes Visuais na linha de Cultura e Criação pelo SENAC (GO). Artista visual e grafiteiro, Selon tem intensa produção urbana e desenvolve pesquisa relacionada à paisagem urbana e utiliza de composições geométricas em suas ações de intervenções em muros e edificações de Goiânia e de cidades que visita. Com pleno domínio técnico, foi convidado a realizar obras em cidades estrangeiras, como Zurique, Cambridge e Londres, onde projetou cenografia para o desfile da coleção fitness Adidas by Stella McCartney, na London Fashion Week em 2013.