Site disponibiliza clássicos do cinema para download

1698

Atenção, cinéfilos! Os amantes de filmes têm uma opção e tanto para baixar os títulos preferidos com uma vantagem: sem o risco de vírus ou de burlar a lei. O site Internet Archive oferece mais de 4 mil obras entre longas-metragens, curtas, filmes mudos e reboques disponíveis para visualização e download.

Na lista, “A Noite dos Mortos Vivos” e “Jejum de amor”, considerados clássicos da Sétima Arte. Divididos em categorias de gênero, para conferir basta acessar https://archive.org/details/feature_films. Reconhecidas mundialmente, as produções do incrível Charles Chaplin integram o arquivo com “O Imigrante” e O Garoto”, por exemplo.

Por meio do site é possível conferir também “As Viagens de Gulliver”, do autor Jonathan Swift, lançado 1960, que foi regravado em 2010. No original, o protagonista que dá nome ao filme é um corajoso médico que embarca em busca de fama e fortuna nas míticas Índias orientais onde descobre os segredos de Brobdingnag – a terra dos gigantes, e de Lilliput, a terra dos anões. Enredo bem legal, né?

Todos os filmes estão no chamado Domínio Público, quando cessam os direitos patrimoniais do autor sobre a obra intelectual e elas passam a pertencer à coletividade podendo ser livremente utilizadas.

O Internet Archive funciona como uma biblioteca online sem fins lucrativos que, além de filmes, dispõe de milhões de livros gratuitos, softwares, músicas e sites. Em resumo, os internautas encontram um arquivo bastante robusto de recursos multimídia. Divirta-se!