Julho, mês de férias e tempo de renovar o guarda-roupas de moda praia. Em Goiás, com a tradicional Temporada do Rio Araguaia, lojistas que trabalham com esse setor modista comemoram o aumento nas vendas. “Para nós este mês de julho pode ser considerado o nosso ‘Natal’. Registramos um crescimento de 40% nas vendas”, afirma Olinda Macário, lojista do Estação da Moda Shopping, centro de compras em Goiânia especializado no mercado atacadista de moda.

Proprietária da  Tropicália Moda Praia, Olinda explica que os compradores atacadistas, que trabalham em cidades turísticas, como Pirenópolis, Aruanã, Aragarça, Caldas Novas, Rio Quente e outras fora do Estado, vêm logo no começo de junho para fazer estoque. “Eles vendem muito para as famílias que aproveitam o período de férias escolares e viajam para as cidades turísticas”, diz.

Segunda a proprietária, no mês de julho o movimento maior fica por conta do atacarejo, que são compradores finais que levam mais peças para aproveitar o preço de atacado. É o caso da dona de casa Maiza Batista, que vindo de Serranópoli, município próximo de Jataí, com destino à cidade de Caldas Novas, aproveitou sua rápida passagem por Goiânia e parou no Estação da Moda Shopping para renovar as peças de banho. “Olhei a vitrine e encontrei o que queria, biquíni neon e saídas de praia. Bati o olho e gostei”, afirma a compradora, que além de três modelos de biquínis, aproveitou para levar um maiô, um saída de praia e uma canga.

Cores neon

Presença marcante na década de 1980, os tons neons e fluorescentes estão de volta e tal como ocorreu no último verão surgem forte na moda praia. Cores como pink, amarelo limão e laranja são símbolo de irreverência e trazem a alegria e leveza que este período de férias pedem. A tendência é registrada também nos acessórios, como sandália, óculos, brincos e pulseiras.

Ainda falando de tendência, peças como biquínis, maiôs e saídas de praia, nos dias de hoje, são usadas não apenas para os momentos de banho, mas também para compor looks mais casuais que servem para várias ocasiões como uma festa na praia, um luau, um happy hour, ou um acampamento à beira de uma cachoeira. “Dá para aproveitar ao máximo as peças para outras ocasiões. Com a parte superior do biquíni e adicionando uma saída de praia longa ou pantalona, compõe um visual sofisticado que pode ser usado em locais como restaurante à beira mar ou num passeio a dois na praia”, sugere Sueli Silva, vendedora da Acqua Moda Praia.

Ela explica ainda que dentro dessa proposta de compor looks casuais com peças de banho, as saídas de praia estão entre as mais requisitada, com destaque para os modelos fechados, estilo Kimono, que possibilitam a combinação com várias peças.

Biquínis e maiôs

Segundo Sueli, para as mulheres, os itens que lideram a procura são os biquínis e maiôs, já para os homens, a preferência é pela sunga no modelo box e as camisetas UV de manga longo com fator de proteção solar. Conforme a vendedora, sutiã cortininha e calcinha de lacinho para a parte de baixo, seguido do semi-fio dental com bojo tipo sutiã e conjunto lastex, e sutiã com amarra no pescoço e nas costas e a calcinha tipo sunquini, estão entre as composições que têm mais saída.

Os tradicionais maiôs, segundo a vendedora, também estão fazendo muito sucesso e trazem novas modelagens que estão fazendo com que a peça ganhe ares mais joviais e modernos, se adaptando a vários gostos e a diversidade do biotipo da brasileira. “Tem modelos para todos os gostos, idades e corpos, porém o mais procurado tem sido o tipo gladiador, com laterais em tiras e decote generoso. Ele pode ser usado como maiô ou body e valoriza muito as curvas do corpo feminino”, sugere Sueli.