O projeto “Trans-FORMAÇÃO Performática: poéticas auto coreográficas” trabalha junto à população trans de Goiânia, oferecendo formação artística de 60 horas de duração nos campos da performance art e dança contemporânea, instrumentalizando os/as participantes para exercerem com qualidade seus lugares de fala contando suas próprias histórias, e inventando suas próprias poéticas performaticamente.

O projeto, coordenado e ministrado por Princesa Ricardo Marinellli foi contemplado pelo Edital de demandas culturais do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2018 na modalidade Promoção e Preservação na área LGBT e conta também com a articulação de Cristiano Sousa e Yordanna Lara Pereira Rego, em parceria com o “Coletivo TransAção” e “DIGO – Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás”, e também a colaboração de artistas convidades – Castiel Vitorino, Megg Rayara, Miro Spinelli e Rafaelly Wiest – que integram o corpo docente da formação.

As ações formativas do projeto, que iniciam no dia 4 de janeiro, serão dirigidas a 10 participantes trans, selecionados através de uma chamada pública, que também recebem uma bolsa/ajuda de custo de mil reais por alune, pela sua participação. Estão incluses homens e mulheres trans, travestis, pessoas não-binárias, genderfucks, andróginos, genderqueers e transgêneros. Todos de Goiânia.

A formação, que acontece de maneira virtual, culmina em uma performance-peça coletiva, resultante da formação, apresentada por todes os participantes, também no formato online, gratuita e aberta ao público, no dia 05 de fevereiro, às 19h.

Além do curso e da apresentação, serão produzidos também pelo projeto, um vídeo-documentário e uma publicação digital, com questões trabalhadas e desenvolvidas durante o projeto, com lançamento agendado também para fevereiro de 2021.

Serviço:
Ações on-line, gratuitas e abertas ao público

Performance de encerramento: 05 de fevereiro de 2021 às 19h
Canal da Princesa Ricardo Marinelli no Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=qWMZKFpyq5U&ab_channel=PrincesaRicardoMarinelli

Lançamento do Vídeo-documentário e publicação digital: 20 de fevereiro de 2021 às 19h
Canal da Princesa Ricardo Marinelli no Youtube
https://www.youtube.com/user/ricardomarinelli

Informações:
@trans.formacao.performatica (Instagram e Facebook)
Ricardo Marinelli – (41) 99172-5648