Um desfile é certamente o momento de maior expectativa para quem trabalha com moda, especialmente para os profissionais que veem concretizado na passarela um intenso trabalho de pesquisa, criação e montagem de um look. Essa emocionante experiência será vivida pela primeira vez por oito novos talentos do design de moda de Goiás, durante o desfile do VDM Day que ocorre hoje, a partir das 21 horas, no Estação da Moda, em Goiânia. O evento terá entrada gratuita.

Eles foram descobertos através de um desafio realizado em junho desse ano pelos organizadores do evento, que abriram espaço para estudantes, profissionais e interessados no mundo da moda desenhassem uma roupa inspirada na Estação Ferroviária de Goiânia. Esse foi o Desafio Viver de Moda, em que oito desenhos foram selecionados e seus autores receberam toda assessoria técnica e insumos para produzir a peça, que serão apresentadas ao público no desfile de hoje.  Por trás de glamour de cada peça nas passarelas, nos bastidores estarão protagonistas de diferentes histórias de vida, mas em comum a paixão pelo universo fashion e a concretização do sonho de ver suas criações expostas na passarela.

Uma dessas histórias é a da costureira Maria das Dores de Lucena ou Dora Lucena, como é mais conhecida, e que aos 53 anos de idade. Nascida na cidade mineira de Uberlândia (MG), Dora é filha de pais nordestinos e busca nesta sua origem grande parte da influência que imprime no trabalho com moda. Ela conta que aprendeu o ofício da costura logo cedo dentro de casa com tias e avós bordadeiras e costureiras, e a mãe é artesã. Hoje, depois de muitos anos de costura, ela cursa o último período do curso de Design de Moda e considera a participação no Desafio Viver de Moda uma etapa importante para a realização do sonho em ser uma estilista, “Vou fazer parte das passarelas”, diz empolgada.

Desde a infância
Naquela fase em que a maioria das crianças só quer saber de brincar, algumas já despontam com um talento nato e bem claro, dizendo inclusive o que querem fazer quando crescer. E esse é um dos pontos em comum nas histórias de Lucas Caslu, 24, Alexandre Brito, 20, e Antônio Alves, 29, que desde pequenos demonstraram seu fascínio pelo mundo da moda, criando suas próprias roupas. Os três estão entre os oito selecionados na primeira edição do Desafio Viver de Moda e na noite desta terça-feira concretizaram o sonho de ver suas peças sendo as estrelas de um verdadeiro desfile de moda.

A história de Antônio Alves com a moda começou aos 10 anos de idade, quando passou a costurar com sua mãe e nunca mais parou. Hoje, aos 29, já acumula mais de 15 anos de experiência no ramo. Atualmente trabalha realizando protótipos de roupas femininas em uma loja de tecidos em Goiânia e faz faculdade de Design de Moda na Estácio de Sá.

Com o sonho de viver de moda, Alexandre Brito, 20 anos, saiu de Santa Helena de Goiás, a 207 quilômetros de Goiânia, desde os 8 anos ele já sabia o que queria ser quando crescer. O jovem de 20 anos conta com total apoio da família e deixou a cidade do interior para vir estudar moda na capital. Ele é aluno do curso de Corte, Costura e Modelagem no SENAI, campus Ítalo Bologna.

Mesmo para quem já trilhando o caminho da  moda o desfile de hoje tem um papel importante.  Lucas Caslu é um jovem modelista e desenhista de 24 anos que já tem larga experiência no mercado fashion, mas que quer ir bem mais longe. Formado em Design de Moda pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Lucas desenha desde os 7 anos as próprias roupas, o que revela um talento realmente precoce. O desfile, para ele, é uma oportunidade de apresentar suas ideias, que começaram a surgir bem cedo.  “Acho que já nasci interessado por moda. Sempre apreciei desenhar e comecei muito cedo a pôr em prática minhas ideias”, diz.

O mesmo considera a designer goiana Carolina Oliveira, 33 anos, que foi inserida no mundo da moda bem cedo, graças a uma pequena confecção de moda infantil da família, para qual modelou dos 7 aos 10 anos. Na juventude, foi morar com a família para a Europa, em razão de dificuldades financeiras e acabou tendo a oportunidade de estudar moda na Espanha. Acabou voltando para o Goiânia, onde já trabalhou como grandes marcas e passou a empreender a partir de 2018.  A seleção do Desafio Viver de Moda que culminou com o desfile significa para ela “a grande chance para fazer algo realmente novo na moda em Goiás”, disse.

Serviço
Assunto: Desfile do 1º VDM Day
Data: 20/08 (terça-feira)
Horário: 21h
Local: Estação da Moda Shopping – Setor Norte Ferroviário