O mundo mudou muito nos últimos meses, alterando também nossa ideia de liderança estratégica e o que esperar de quem ocupa cargos de chefia atualmente. É com esse momento de transição em mente que a USC Marshall School of Business, da University of Southern California (USC), oferece uma masterclass online e gratuita com o tema “Liderança estratégica em tempos de turbulência”, no dia 17 de março (quarta-feira), a partir das 18h (horário de Brasília). O evento serve como uma prévia das aulas do IBEAR, programa de MBA de um ano oferecido pela USC que é reconhecido como um dos melhores do mundo e oferece bolsas de estudo para profissionais brasileiros.

O que significa ser líder em meio a uma crise sanitária sem precedentes? É desse questionamento que parte a discussão do evento. A masterclass terá mediação do premiado professor da USC Marshall School of Business Arvind Bhambri, especialista em estratégias competitivas, desenvolvimento de negócios e liderança. Inscreva-se por aqui.

Participam também dois ex-alunos de sucesso do programa: o brasileiro José Netto, co-fundador da Clube Mercado – um marketplace para mercados de pequeno e médio porte – e especialista em fusões, aquisições e operações corporativas; e o chileno Jose Cortes, associado sênior da PwC Advisory Services em Nova York e especialista em aquisições complexas.

A masterclass vai explorar os pontos de virada, causados pela pandemia do novo coronavírus, que tornaram obsoletos os modelos antigos de liderança estratégica. “Esses tempos, tão inquietos, exigem que líderes consigam prever as mudanças no horizonte e preparar seus times para essas transformações. Além disso, versatilidade é palavra-chave: nesse momento, liderança inteligente é a liderança que inspira versatilidade e adaptabilidade com seus colaboradores”, explica o professor Arvind Bhambri.

Depois da aula, interessados no MBA de negócios da USC, o IBEAR, poderão tirar dúvidas sobre bolsas de estudo, inscrições, as aulas e outros detalhes do programa com Pankaj Bhushan, diretor-associado do IBEAR MBA. Ministrada em inglês, a masterclass é aberta também para qualquer pessoa que se interesse por economia e finanças, não apenas estudiosos do tema. Assim que você se inscrever, receberá informações de acesso à live em seu e-mail.

Essa é a segunda de três masterclasses gratuitas oferecidas pela instituição. A primeira ocorreu em dezembro do ano passado e explorou o tema “Pivotar para permanecer relevante”. O último encontro da série deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2021. Fique ligado!

Sobre o IBEAR MBA
O IBEAR MBA é um dos programas de MBA com mais diversas nacionalidades em todo o mundo. Nos últimos anos a presença de alunos brasileiros tem sido de cerca de 10% da turma. Desde o início do curso, mais de 50 profissionais do Brasil já se formaram e conseguiram impulsionar suas carreiras.

No programa, o aluno terá uma série de vivências internacionais que podem qualificá-lo para assumir posições de destaque na sua vida profissional. Uma delas é o “International Experiential Learning Program”, uma viagem que toda a turma faz para entender como funciona o mundo dos negócios fora dos EUA.

“Temos oferecido bolsas para profissionais brasileiros excepcionais nos últimos anos por observarmos a contribuição positiva que eles oferecem ao nosso curso. Ficamos felizes também de ver o quanto a carreira de cada um cresceu a partir das lições aprendidas com nossos professores”, afirma o diretor do programa, Richard Drobnick.

Outro desafio para os alunos é o “International Business Case Projects”, uma etapa final em que os alunos trabalham em equipe para desenvolver um case de recomendações para o negócio de clientes reais como Panasonic, Microsoft, Mattel, Sony, Salesforce, Fuji Television, LG, Lockheed Martin, Applebee’s e Warner Bros.

O programa é voltado para candidatos com alto potencial, por isso o processo de seleção é baseado na experiência profissional do candidato, sua formação acadêmica, performance em testes de proficiência (GMAT ou GRE, além do TOEFL ou IELTS) e cartas de recomendação e de candidatura. A seleção exige que o candidato comprove um mínimo de seis anos de experiência profissional e diploma de bacharel antes do início do programa. Mais detalhes podem ser acessados no site http://bit.ly/2JrIwr9. Os currículos em inglês devem ser enviados para Ibearmba@marshall.usc.edu. As inscrições estão abertas, mas é aconselhável que os candidatos se inscrevam o quanto antes, principalmente os candidatos à bolsa.

Fundado em 1978, o programa IBEAR já formou mais de 1.500 alunos que atuam em cargos de liderança em 60 países em todo o mundo. Os participantes têm em média 34 anos, cerca de 10 anos de experiência profissional, falam várias línguas e demonstram forte compreensão do negócio e da cultura internacionais. Significativamente mais experiente que um estudante de MBA tradicional de dois anos, o participante típico do IBEAR pretende voltar ao mercado de trabalho em um nível mais sênior após a conclusão do curso. O currículo do programa é projetado para fornecer uma educação geral de gestão e prática, enfatizando habilidades de pensamento e resolução de problemas críticos em um mercado global.

Sobre a Marshall School of Business
Com ênfase em empreendedorismo e inovação, investigação em colaboração e responsabilidade social, a Marshall School of Business da USC está idealmente posicionada para enfrentar os desafios de um ambiente de negócios em rápida mudança. Sua filosofia de que o sucesso exige uma compreensão do funcionamento interno do mercado global tem estabelecido a Marshall como líder entre as melhores escolas de negócios dos Estados Unidos. Desta maneira, além do programa do IBEAR, a Marshall School of Business oferece outros quatro programas de MBA: o Full-Time, o Part-Time, o Executive e o Online. Além disso, a Marshall tem uma forte ligação com o Brasil. Desde 2017, a partir de uma parceria com a fundação brasileira Lemann, a Marshall criou a Cátedra de Empreendedorismo Jorge Paulo e Suzanna Lemann.

Sobre a University of Southern California, USC
Uma das maiores universidades privadas dos Estados Unidos e um centro de pesquisa de referência mundial. A USC tem tradição em promover uma formação interdisciplinar através das suas 21 faculdades e mais de 90 centros de pesquisa. Mundialmente reconhecida por sua contribuição na formação de grandes artistas, a USC é a única com seis faculdades voltadas para as artes (cinema, arquitetura, artes dramáticas, música, artes plásticas e dança). Além disso, é o maior empregador do setor privado na cidade de Los Angeles, responsável por U﹩ 8 bilhões anuais em atividades econômicas na região. Localizada em Los Angeles, a instituição conta com nove escritórios internacionais. No Brasil, a USC tem uma representação sediada na cidade de São Paulo desde 2013 e, atualmente, está sob a responsabilidade do diretor Marcus Costa.