Café pode ser uma força poderosa para o bem. Ao utilizar a arte e a moda como instrumento de transformação sustentável, empresária e influenciadora digital Chiara Ferragni, chega ao red carpet do Festival de Cinema de Cannes de 2021 com uma proposta inusitada: um modelo completamente sustentável no melhor estilo upcycling – feito a partir de material 100% reciclável com matéria prima usada nas cápsulas de café Nespresso. Mais do que um manifesto em prol da sustentabilidade, a criação une os dois universos ao destacar a importância de conceder segunda vida a resíduos recicláveis, usando a bebida como fio condutor dessa narrativa.

A aparição impactante em um dos principais eventos voltados ao mercado cinematográfico do mundo marca parceria com a pioneira Nespresso em prol de um amanhã positivo para as pessoas e para a natureza. Para compartilhar convicções verdadeiras, aliadas a um projeto de homenagem a toda a cadeia de produção do café – do grão a xícara, com foco na preservação do meio ambiente e no cuidado com as pessoas -, Chiara, figura ao lado de nomes consagrados como George Clooney e a ativista sudanesa Emi Mahmoud, na campanha “Com Todo o Cuidado” em prol do meio ambiente.

O vestido longo, é criação assinada do renomado estilista Giambattista Valli – famoso por suas coleções em Haute Couture, que exigem alto rigor técnico e trabalho tailor-made, somente em Paris. Desenvolvido em técnica Moulage – esculpida no corpo de Chiara, o vestido celebra o design consciente usando apenas materiais reciclados e de origem responsável – valores que são centrais para a Nespresso. O vestido é adornado com flores de alumínio 80% reciclado, o mesmo material utilizado nas cápsulas de café da própria Nespresso e têxteis com certificação Global Organic Textile Standard (GOTS).

Sobre Giambattista Valli

Considerado um dos expoentes da moda internacional em ascensão, o estilista italiano Giambattista Valli apresenta uma nova abordagem e significado para o luxo que atrai uma geração jovem e moderna de mulheres sofisticadas e reconhecidas ao redor do mundo, sendo elogiado amplamente por celebridades e amantes da alta costura.

As peças em Haute Couture desenvolvidas pelo artista italiano exigem alto rigor técnico, são feitas à mão, sob medida, e exibidas semestralmente durante a Paris Fashion Week, a vitrine fashion do mundo. Dentre as celebridades que Giambattista Valli já vestiu estão Rihanna, Amal Clooney, Ariana Grande e Kendall Jenner. Suas criações também foram usados por atrizes, modelos e membros da realeza, incluindo Sarah Jessica Parker, Naomi Campbell, Princesa Clotilde Courau, Reese Witherspoon e diversas outras personalidades. Valli é um dos poucos designers não franceses a quem foi concedida a posição de membro do histórico Chambre Syndicale de la Haute Couture.